O Instituto GeoGebra de Angola faz parte de uma rede internacional de organização sobretudo universitárias, que utilizam o software livre GeoGebra, para ajudar a melhor a aprendizagem da álgebra compartilhando experiências que ajudem professores do mundo todo a capacitarem-se para usarem o aplicativo. O instituto tem como propósito oferecer espaço para o desenvolvimento de materiais para alunos e professores no campo da Educação Matemática, Ciência e Tecnologia.

 

Valorizamos e promovemos a cooperação entre pesquisadores e professores, criando redes de parceria e de formação de uma comunidade de utilizadores do GeoGebra no mundo.

 

O Instituto Geogebra de Angola está na fase de implantação, tendo inciado o processo em 2019 com colaboração da Universidade de Cabo-Verde e a Universidade do Porto. É o primeiro do tipo no país e o segundo na região sul de África. Funciona na Escola Superior Pedagógica do Bengo, sob alçada do Departamento de Ciências Exactas.

O que É?

A iniciativa surge no âmbito de parcerias estabelecidas com a Universidade de Cabo Verde (IGUni-CV), Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico do Porto (ESE-IPP), Organização dos Estados Ibero-Americanos – Para a Educação a Ciência e a Cultura (OEI), Instituto GeoGebra da Andalucia e a Junta Autónoma da Andalucia.

pARCERIAS

Primeira fase

A formação presencial esteve a cargo de Astrigilda Silveira, desenvolvendo-se 18 horas de formação, que decorreram nos dias 20 a 22 de Maio, tendo participado 56 formandos, integrando professores e estudantes do curso de Matemática da ESPB, Coordenadores/Professores de Matemática do Ensino Básico e Secundário de algumas escolas. Sendo o objectivo desta primeira fase a familiarização dos formandos com o software GeoGebra e exploração de suas potencialidades através da realização de tarefas de natureza exploratória de construções geométricas básicas.

 

Segunda fase

A 2ª fase da Formação de Formadores em GeoGebra na Escola Superior Pedagógica do Bengo (ESPB) que decorreu entre 2 e 6 de Setembro de 2019. Este segundo momento contou com a presença dos formadores Astrigilda Silveira do Instituto GeoGebra na Universidade de Cabo Verde e José Manuel Dos Santos do Instituto GeoGebra de Portugal-Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto.

 

Ao longo desta segunda fase foram desenvolvidas 48 horas de formação incidindo sobre quatro temas matemáticos, trabalhados com o uso do software de matemática dinâmica GeoGebra. Foram utilizadas e realizadas múltiplas aplicações do software a diversos ramos da matemática, e que podem ser utilizadas em todos os níveis de ensino. Nestas sessões participaram os formados que iniciaram a primeira fase do processo. Do trabalho desenvolvido espera-se efeitos positivos do trabalho desenvolvido com impacto nas escolas da província do Bengo, em Angola, onde decorrerá está primeira experiência.

Processo de Criação

  • Formação presencial com a professora doutora Astrigilda Silveira (Universidade de Cabo-Verde). Dias: 20, 21 e 22 de Maio de 2019. Participaram 56 (cinquenta e seis) formandos.

 

  • Formação de Formadores em GeoGebra na Escola Superior Pedagógica do Bengo Astrigilda Silveira (Universidade de Cabo Verde) e José Manuel Dos Santos (Escola Superior de Educação do Politécnico do Porto). Dias: 2 e 6 de Setembro de 2019.

 

  • Conferência: “Inovar as práticas pedagógicas com recurso ao software matemático GeoGebra/Relevância do GeoGebra na Modelação Matemática”. Dia 04 de setembro de 2019

Acções realizadas

INSTITUTO GEOGEBRA

Contactos do Instituto

geogebra@espbengo.ed.ao